sexta-feira, 1 de maio de 2009

A Perda do Contato com a Realidade


Imagine uma pessoa andando pela rua com o olhar perdido, indiferente a tudo que se passa ao seu redor, com alucinações e delírios. Ela ouve vozes que ninguém mais escuta e imagina estar sendo vítima de um complô diabólico tramado com o firme propósito de destruí-la. Nenhum argumento é capaz de convencê-la do contrário. Trata-se da esquizofrenia, uma doença psiquiátrica endógena que se caracteriza pela perda do contato com a realidade.
Ela afeta em torno de 1% da população e é considerada uma desordem cerebral crônica, grave e incapacitante. No passado, seus portadores eram colocados em sanatórios para loucos porque pouco se sabia a respeito da doença. No entanto, nas últimas décadas, houve grande avanço no estudo e tratamento da esquizofrenia, que, quanto mais precocemente for tratada, menos danos trará aos doentes.Geralmente, ela se manifesta entre os 15 e 25 anos de idade, nos homens e nas mulheres, podendo igualmente ocorrer na infância ou na meia-idade.
Causas
Acredita-se que a esquizofrenia seja uma combinação de fatores genéticos e ambientais. Todas as ferramentas da ciência moderna estão sendo usadas para descobrir as causas da esquizofrenia.
Tratamento
Os tratamentos atuais, que focalizam a eliminação dos sintomas da doença, incluem medicamentos antipsicóticos e terapia psicossocial, podendo aliviar muitos os sintomas. Entretanto, a maioria da pessoas com esquizofrenia deve ter que enfrentar alguns sintomas residuais por toda a vida.
Apesar disso, atualmente muitas pessoas com esquizofrenia conseguem levar vidas construtivas em suas comunidades. Pesquisas vêm desenvolvendo medicamentos mais eficientes e procurando entender as causas da doença com o objetivo de descobrir formas de prevenção e tratamento


Só que se você se Sente assim.

Venha assistir a uma de nossas Reuniões que acontecem todas as Terças - Feiras as 20:00
Sexta - Feiras 20:00

R: das Palmeiras nº 359 Sta Cecilia

colaboração do site conteudo universal

Nenhum comentário:

Postar um comentário